sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Confira dicas e sugestão de cardápio pós-folia:


Veja as dicas da Nutricionista Funcional Natália Colombo pra você se dar bem no carnaval


O Carnaval é sinônimo de dias de muita alegria, diversão, bebidas alcoólicas, má alimentação e poucas horas de sono. Essa mistura de maus hábitos pode causar problemas de saúde e uma dificuldade aumentada de voltar a rotina de trabalho na quarta-feira de cinzas.

Isso acontece porque em situações de grande estresse físico, o sistema imunológico fica debilitado, o que pode favorecer o surgimento de infecções e doenças. Além disso, o excesso de bebida alcoólica é responsável por diversas alterações no organismo.

Para aproveitar bem o carnaval, e manter o pique para todo o período da festa, fique atento nas dicas da Nutricionista Dra. Natália Colombo, da NCNUTRE Nutrição Funcional Individualizada: 

  • Os alimentos gordurosos (carnes vermelhas, frituras, queijos, embutidos...) e as frituras devem ser evitados. Eles têm uma digestão mais difícil e demorada, podendo causar moleza, que é a última coisa que você vai querer para o carnaval!
  • Dê preferência para alimentos leves, com pouca gordura, para que o estômago não pese, e também para não correr o risco de ganhar uns quilinhos extras. Consuma saladas, verduras, carnes magras como peixes, frango sem pele, carnes sem gordura e frutas.
  • Antes de sair para a festa realize uma refeição rica em carboidratos (pão, arroz, macarrão, mandioca, batata) para ter mais energia.
  • As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, por serem responsáveis por diversas alterações no organismo, e também por todos os outros efeitos colaterais como, mudança de comportamento, boca seca, fadiga, dor de cabeça.
  • Uma dica é intercalar a bebida alcoólica com água, para retardar o efeito do álcool. 
  • Consuma de 2 a 3 litros de líquidos por dia como: suco natural, água e água de coco, antes, durante e após o carnaval.
A mulher demora mais do que o homem para processar o álcool no organismo, portanto fique atenta para não abusar e passar da conta!

Quando ingerimos bebidas alcoólicas a produção de urina aumenta, levando o corpo à desidratação. Também há alguns componentes presentes nas bebidas alcoólicas que podem causar dor estômago e/ou intestinais

Se você abusou da bebida e no dia seguinte sentir mal-estar, náuseas, vômitos e dor de cabeça prepare um soro caseiro para ajudar na hidratação e na recuperação da energia. O ideal é consumir de 500ml a 1 litro por dia.

Se os sintomas não melhorarem, procure um médico.

receita para um  S.O.S

 Soro Caseiro:
1 copo de água filtrada ou fervida;
1 colher de chá de sal;
3 colheres de chá de açúcar.

Sugestão de cardápio para o dia pós-folia:
Café da Manhã:
300ml de suco de abacaxi batido com 1 folha de couve, hortelã e gelo
1 a 2 fatias de Pão Integral com grãos com azeite de oliva extravirgem, orégano e queijo branco.

Lanche da Manhã:
1 fatia média de melancia ou melão
200ml de água de coco

Almoço:
Salada de Folhas Verdes (alface, rúcula, agrião)
Couve ou espinafre refogada
Arroz integral com legumes
Filé de frango ou peixe grelhado
Sobremesa: 
1 laranja

Lanche da Tarde:
Suchá de Abacaxí e Cavalinha:
Faça 1 xícara de chá de cavalinha, em infusão e não adoce.
Bata no liquidificador:
3 rodelas médias de abacaxi
1 xícara de chá de cavalinha
1 folha de couve
Hortelã e gelo a gosto. Complete com água, se achar necessário.
Tome em seguida.

Jantar:
Salada de folhas (rúcula, agrião) com tomate cereja, rabanete ralado, pepino e ovo cozido.
Quinua em grãos cozida.
Peixe assado com legumes

Ceia:
1 pêra
1 xícara de chá de erva-doce.

A Dra. Natália Colombo é Nutricionista pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional Pela VP Consultoria Nutricional Divisão Ensino e Pesquisa em parceria com a UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul), Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo GANEP, Mestranda em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da USP e Diplomada pelo Institute for Functional Medicine (IFM) em “Aplying Functional Medicine in Clinical Practice”, Baltimore - EUA, MBA em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas. 







Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...