terça-feira, 18 de setembro de 2012

Rocambole de banana


Para os que apreciam a fruta, o rocambole é uma ótima opção de sobremesa!


Ingredientes:
Para o doce de banana
  • 2 xícaras (chá) de açúcar 
  • 8 bananas nanicas maduras amassadas 
Para o bolo
  • 1 embalagem de Mistura para Bolo de Banana Fleischmann (450 g) 
  • 3 ovos 
  • 250 ml de leite 
  • 4 colheres (sopa) de manteiga 

Recheio e decoração
  • 300 g de queijo coalho ou requeijão do norte no ralo grosso 
  • 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro 
  • 1 colher (chá) de canela em pó
Modo de Preparo
Prepare o doce de banana: leve o açúcar ao fogo médio, mexendo sempre até caramelizar. Adicione as bananas, abaixe o fogo e cozinhe, mexendo sempre, por mais 15 minutos, ou até o caramelo se dissolver e formar um doce espesso de cor caramelada. Deixe esfriar.

Prepare o bolo: bata a mistura para bolo, os ovos, o leite e a manteiga em velocidade média, na batedeira, por 7 minutos, até obter uma massa homogênea. Divida a massa do bolo despejando-a em duas assadeiras retangulares grandes (30 cm x 40 cm), untadas com margarina e forradas com papel-manteiga.

Asse em forno médio, pré-aquecido (180°C), durante 25 minutos, ou até o bolo estar ainda branco, porém assado no centro (não assar demais facilitará a montagem do rocambole). Desenforme os bolos ainda mornos sobre dois panos de prato úmidos e limpos, cobertos de açúcar refinado.

Montagem: espalhe igualmente, com as costas de uma colher, o doce de banana sobre os bolos. Em seguida, espalhe o queijo.

Levante as pontas do pano de prato e leve-as para a frente, enrolando o bolo aos poucos. Conforme enrola, aperte delicadamente a massa para que o recheio fique bem distribuído. Proceda da mesma forma com o outro bolo, obtendo dois rocamboles. Deixe os rocamboles enrolados nos panos e leve-os à geladeira durante 1 hora, para firmar. Retire-os dos panos e decore polvilhando o açúcar de confeiteiro e a canela. Corte os rocamboles em fatias e sirva-as acompanhadas de melaço de cana ou doce de leite.

Dica: Experimente aquecer as fatias do rocambole no forno 10 minutos antes de servi-las.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 20 porções (2 rocamboles médios)

*Receita Fleischmann.
Mais receitas no portal Gastrovia.

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...